Governo vai criar “cabras sapadoras” para limpeza das florestas

O Governo avançou, no passado dia 15 de março, em Santa Maria da Feira, com um projeto-piloto de “cabras sapadoras” com rebanhos dedicados à gestão de combustível florestal, anunciou o secretário de Estado das Florestas. Isto é, os animais comem o mato potencialmente inflamável.

O objetivo principal é “avaliar o tempo que os animais demoram a limpar uma área de terreno”.

O projeto “consiste em colocar animais num terreno pertencente à Câmara Municipal e avaliar a capacidade de limpeza desses mesmos animais naquele terreno. Ou seja, vamos avaliar, ao longo do tempo, a quantidade de matéria combustível naquele terreno. Todas as semanas faremos essa análise e, no final, tiramos várias conclusões”, afirmou Catarina Fontes, engenheira zootécnica responsável pelo plano.

Vai proceder-se também à criação de “um algoritmo que vai permitir, através de imagens aéreas, calcular a quantidade [de matéria combustível] que exista noutros terrenos”, sendo esta uma forma de “avaliar se os terrenos estão limpos ou precisam de uma intervenção.

No âmbito de uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar, requerida pelo Bloco de Esquerda, o secretário de Estado das Florestas lembrou que já foram disponibilizados 17 milhões de euros para executar ações de defesa da floresta contra incêndios.

Artigo adaptado de notícias publicadas no Jornal de Notícias a 17 de janeiro de 2018 e no Diário de Notícias a 15 de março de 2018